Informativo Vicam de manutenção do seu carro 01/08

Informativo Vicam de manutenção do seu carro 01/08


“Este informativo tem objetivo de orientar o proprietário do veículo sobre os cuidados necessários de alguns ítens de vítal importância para o seu bom e seguro funcionamento”.


Bateria
A bateria é responsável pela alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos do veículo.
Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em nossa oficina. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente,vazamentos da solução e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.


Existem dois tipos de baterias:


Baterias convencionais (não seladas): Necessitam de uma verificação constante de seu estado de funcionamento.
Revisão: Mensal
Vida Útil: 1 ano e meio

Baterias seladas: Não necessitam de manutenção.
Revisão: A cada 3 meses
Vida Útil: 2 anos



Injeção eletrônica
O sistema de injeção eletrônica é responsável por controlar a alimentação de combustível do motor do veículo.
O sistema deve ser revisado a cada 15.000 Km, os bicos limpos e testados a cada 15.000 ou 20.000 Km.
Qualquer defeito ou mal funcionamento, além de provocar irregularidades na marcha-lenta, falhas ou paradas do motor, ainda aumenta muito o consumo de combustível.





Ignição eletrônica
O sistema de ignição é responsável pela queima de combustível no motor.
As velas de ignição devem estar sempre limpas e bem reguladas.
As velas, bobinas e cabos de velas, devem ser revisados a cada 10.000 km e velas substituidas a cada 15.000 ou 20.000 km



Filtro de Ar
Responsável por impedir que partículas sólidas (poeira) entrem no motor, o filtro também interfere no consumo de combustível.
Fazer teste visual a cada 30 dias
Substituir o filtro a cada 10.000 ou 15.000km





Filtro de combustível
O filtro de combustível é responsável por reter as impurezas do combustível.
O filtro preserva a limpeza da bomba de combustível e bicos de injeção.
Substituir o filtro a cada 15.000km ou 12 meses. (O que vier primeiro).



Óleo do motor
A função do óleo lubrificante é lubrificar (reduzir o atrito), limpar e refrigerar as partes móveis do motor.

Tipos de óleo:

Óleo Mineral Multiviscoso: Indicado para motores convencionais.
Prazo de troca é de 3.000 a 5.000 km

Óleo Semi-Sintético: Indicado para motores de maior potência que atingem rotações mais altas
Prazo de troca é de 5.000 a 10.000 km

Óleo Sintético: Recomendado para motores de alta taxa de compressão.
Prazo de troca é de 10.000 a 30.000 km

* O motor deve apresentar-se com o óleo sempre limpo e dentro do nível sinalizado pela referência da vareta medidora de nível de óleo.
* Use sempre o óleo com as mesmas (ou superiores) características recomendadas pelo fabricante.
* Respeite o prazo de troca de cada tipo de óleo para aumentar a durabilidade do motor.
* Quando o óleo do motor apresentar-se muito sujo, antecipe a troca a fim de evitar o acumulo de “borra” no motor e consequente entupimento nos canais de lubrificação do motor.
* Substitua o filtro de óleo rigorosamente a cada 10.000 km ou antes se as condições de uso forem severas.



Radiador
O radiador faz parte do sistema de arrefecimento, que tem a função de refrigerar o motor.
O radiador pode apresentar entupimentos ou vazamentos causando um aquecimento excessivo do motor.
O sistema de arrefecimento deve ser revisado a cada 10.000 km e limpo a cada 20.000 km.



Escapamento e Catalisador
Responsável pela emissão dos gases da queima do combustível na atmosfera.
O escapamento deve estar com suas fixações e suportes firmes e bem colocados. Também não deve apresentar corrosões, perfurações ou vazamentos nas juntas e emendas.
Parte integrante do escapamento, o catalisador é responsável por transformar os gases nocivos em não nocivos.
Excesso de combustível, injeção eletrônica desregulada e pancadas fortes podem inutilizar o catalisador
O escapamento deve ser revisado a cada 15.000km ou 1 ano e o catalisador substituido a cada 80.000 km.

* Cheiro forte vindo do escapamento, denúncia problemas no catalisador ou na injeção eletrônica (excesso de combustível).
* Vazamentos no conjunto do escapamento pode aumentar o consumo de combustível.





Freio
O freio do veículo é responsavel pela parada segura do veículo.
O sistema de freio deve ser revisado a cada 6 meses independente da kilometragem, pois o fluido deteriora-se (absorve umidade do ar) mesmo com o veículo parado, diminuindo assim a eficiência do freio, provocando travamentos e vazamentos no sistema.


A troca do fluido de freio deve ser efetuada a cada 12 meses.
Os discos e pastilhas de freio devem ser revisadas a cada 10.000km e substituidas a cada 40.000km
As lonas e tambores de freio devem ser revisadas a cada 10.000km e substituidas a cada 40.000km



Pneus
Pneus em bom estado garantem a segurança, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis,e nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral.


*Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.


*O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.


*Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga á vida útil dos pneus.



VICAM "Centro Automotivo"
R. do Oratório, 1108 - Móoca - São Paulo - CEP: 03116-000 - Fone:2601-9501
Gerente: Amauri 9411-6067 Email: vicam.amauri@yahoo.com.br

Um comentário:

Ademar disse...

CURRICULO Ademar Chaves Rocha
São João Do Paraiso 24/02/2011
Cursos no Senai ipiranga;
Motores,eletrica,injeção eletrónica e ignição.
Em 2006 etágio Nas Oficinas,planet 5800 da Vergueiro e na Equipe Car da Vila Friburgo Interlagos F:5666-1094
Na minha cidade montei oficina e trabalhei de 2007 até 02/01/2011 na parte de (motor e injeção eletrónica) procuro nesta área cl;38/99314202