Bateria

Você sabe qual a função da bateria no veículo?


A bateria tem a função principal de fornecer a energia necessária para a partida do motor do veículo. Ela também alimenta todo o sistema elétrico do veículo quando o motor não está em funcionamento, bem como auxilia o alternador, por tempo determinado, se por algum motivo ele não conseguir fornecer a totalidade da corrente elétrica necessária, estabilizando a tensão do sistema elétrico como um todo.



Do que uma bateria é composta?
A bateria é um acumulador elétrico que armazena energia na forma química e posteriormente a converte em corrente elétrica para atender às necessidades de funcionamento do veículo.



Existem baterias de várias tecnologias.

As mais modernas são as "seladas" ou livres de manutenção e com adição de liga de prata. Basicamente as baterias são constituídas de placas de chumbo (positivas e negativas), separadores e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), elementos que ficam acomodados dentro de uma caixa plástica com separações internas.
É pelos cabos conectados nos pólos (positivo e negativo) da bateria que ela transfere a energia para o veículo.

Você sabia que o descarte correto da bateria é lei?
A Lei CONAMA nº257 estabelece que o fabricante é obrigado a proceder à coleta das baterias chumbo-ácido esgotadas e inservíveis com o intuito de dar a destinação ambiental correta aos rejeitos tóxicos destes produtos. Sendo assim, o consumidor deve entregar a bateria esgotada a qualquer estabelecimento em que o produto é comercializado. Desta forma, a bateria retorna ao fabricante por meio do comerciante, que é obrigado a recolher toda bateria que lhe for entregue pelos consumidores, clientes e terceiros independentemente de ter aquele estabelecimento comercializado ou não o produto em questão.
É dever de todos contribuir para o atendimento da legislação vigente e para a preservação do ambiente.

Como aumentar a vida útil da bateria automotiva?
Sempre que ligar o veículo, procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos. Durante este tempo, a carga da bateria, perdida durante a partida, deverá se recompor totalmente.
- Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais e bateria). O mau funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva.
- Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.

Como escolher o modelo de bateria para o veículo?
O modelo correto da bateria para o veículo pode ser consultado no manual do veículo ou nos catálogos dos produtos disponíveis no ponto de venda com o aplicador. Para aplicar a bateria adequada é essencial conhecer o ano e modelo do veículo. Cada modelo de bateria terá uma amperagem correspondente. Pela amperagem, o aplicador fará a substituição.


LEMBRE-SE: nunca aplique bateria com amperagem inferior e informe ao aplicador se foram instalados acessórios elétricos opcionais no veículo.


Você sabe o que é CCA?

Você já ouviu falar que no frio o carro demora mais para "pegar"?
Os carros modernos apresentam cada vez menos este problema e as baterias modernas também atendem cada vez mais a esta necessidade.
De qualquer forma, em baixas temperaturas o sistema elétrico como um todo requer mais energia nas partidas, ou seja, uma grande descarga em ampères (Ah) para fornecer corrente de partida ao motor de arranque. O número CCA*, normalmente estampado na etiqueta do produto, significa a capacidade que a bateria tem de descarga em ampères a uma temperatura de -18ºC.
Quanto maior o número de CCA, maior a sua capacidade de descarga.

Equilíbrio elétrico do veículo
Excesso de acessórios elétricos instalados no veículo prejudica o seu equilíbrio elétrico, descarregando a bateria sem dar chance ao alternador de repor sua carga.

Teste do equilíbrio elétrico do veículo
Ligue o equipamento de teste nos pólos da bateria.
Coloque o alicate-amperímetro “abraçando” todos os cabos elétricos que saem do pólo positivo. Observe a polaridade do alicate amperímetro.

IMPORTANTE: O lado positivo do alicate deve sempre ficar ao lado do pólo positivo da bateria e o lado negativo do alicate ao lado do pólo negativo da bateria, nunca o contrário.
Se não for possível “abraçar” todos os cabos que saem do pólo positivo, conecte o alicate-amperímetro ao cabo que está preso ao pólo negativo da bateria.

A bateria deve ser recarregada com uma corrente equivalente a 10% do valor da capacidade nominal da bateria.

Exemplo: Para uma bateria de 45 Ah, a corrente de recarga (45 x 0,1) será de 4,5 A (10% da capacidade nominal da bateria).

O tempo de recarga varia entre 6 e 15 horas, dependendo do estado de carga da bateria.

Bateria levemente descarregada necessita de menor tempo de recarga, enquanto que uma bateria profundamente descarregada necessita de um tempo maior.

A temperatura da bateria não deverá ultrapassar 50º C durante o processo de recarga.

Nenhum comentário: